Fundo Reserva!

FUNDOS CONDOMINAIS

 

O que é o Fundo Reserva? Fundo Reserva é a arrecadação mensal que garante o bom funcionamento do condomínio. Com ele cobrem-se despesas emergenciais e/ou imprevistas. Também é a única forma de contribuição mensal extra que pode ser decidida em convenção, podendo variar de 5% a 10% do valor da contribuição mensal ou então ser um valor pré-definido.

Como usar? O Fundo Reserva deve ser usado para que o condomínio honre com suas obrigações financeiras em casos de despesas imprevistas e emergenciais, além de acumular recursos para viabilizar grandes reformas futuras, porém é sempre necessário repor o valor total retirado, para que este caixa esteja integralmente disponível. Contas de água e energia elétrica não devem ser pagas pelo Fundo a menos que ocorram atrasos, para evitar multas e juros para o condomínio. Mas atenção: a repetição desta prática indica que nem todos os condôminos estão pagando suas contribuições mensais.

Quem deve Pagar? Muito se questiona sobre a participação dos inquilinos para a formação de fundos dos mais diversos em condomínios. O aceite é que os inquilinos arquem com as despesas ordinárias, como água, luz e pagamento de funcionários. Já condôminos, donos do imóvel, são os responsáveis por investir em melhorias, como pintura de fachadas e obras no jardim ou em áreas comuns do condomínio, já que esse tipo de benfeitoria aumenta o valor do bem. Para facilitar a contabilidade e a separação das contas, o ideal é a abertura de cadernetas de poupança separadas: uma para despesas ordinárias e outras para fundos específicos. Más há também casos em que inquilinos devem arcar com os rateios extras. É quando esses foram usados para cobrir despesas ordinárias. Em caso de alta inadimplência, por exemplo, pode-se ter usado uma arrecadação extra para pagar as contas do mês. Nesse caso, os inquilinos devem, sim, contribuir para a sua restauração.

Outros Fundos ainda podem ser úteis:

O Fundo de Reforma é muito útil para os  momentos em que o condomínio decide que é hora de investir em seu embelezamento, por exemplo.

Um Fundo de Equipamentos pode ser criado para a compra de móveis para o condomínio, como mesas, cadeiras e bancos, entre outros objetos que venham a trazer mais conforto e comodidade aos condôminos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s