A IMPORTÂNCIA DO DESCARTE CORRETO DO LIXO

COLETA SELETIVA

O que é coleta seletiva?
Coleta seletiva é o descarte dos resíduos de forma separada, diferenciando o lixo pela sua constituição ou composição, sendo sua forma mais simples dividida em lixo úmido (orgânico) ou lixo seco (inorgânico).
Qual a importância da coleta seletiva?
A coleta seletiva influencia de modo direto na hora da reciclagem, devido ao fato de que cada resíduo tem sua maneira correta de ser reaproveitado. Caso os resíduos estejam misturados, a reciclagem torna-se um processo muito caro, e até mesmo inviável em alguns casos, já que na maioria das vezes a triagem é feita pelos funcionários das empresas.
Como realizar a coleta seletiva?
A coleta seletiva pode ser feita de forma bem básica, em sua residência. Basta separar o lixo orgânico do lixo seco.
Mas o que é lixo orgânico (úmido)? E lixo inorgânico (seco)?
Lixo orgânico é todo e qualquer material que provenha de origem animal ou vegetal, ou seja, todo resíduo que venha a compostar é classificado como orgânico. Exemplos são: restos de alimentos, borra de café, ossos, entre outros.
Já lixo inorgânico é todo material proveniente de origem industrial, como plásticos, vidro, metal, ou seja, todo material que não seja deteriorado por agentes decompositores.
Qual a importância da coleta seletiva?
A importância ambiental é a de maior impacto, já que a reutilização dos materiais inorgânicos, que representam 40% do lixo doméstico, acarreta em uma menor utilização de aterros sanitários e lixões, além de proporcionar uma redução significativa na poluição do meio ambiente.
Além da importância ambiental, a reciclagem ainda tem um impacto na economia da região. Por não ser um tratamento barato, muitas vezes ele é terceirizado, gerando também empregos para a cidade.
Em condomínios, a coleta seletiva é de suma importância porque a quantidade de lixo orgânico e inorgânico produzido diariamente é muito elevada. Uma pessoa produz em média 1 kg de lixo todos os dias. Em um condomínio de 96 moradores são 96 kg, no mínimo, por dia. Em uma semana são 672 kg de lixo. Em um mês são mais de 2 toneladas e meia de lixo, ou seja, muito lixo que se não for devidamente separado terá um imenso impacto ambiental.
Observe abaixo as datas de coleta seletiva em Santo Ângelo:

Observe abaixo as datas de coleta seletiva em Santo Ângelo:
LIXO ÚMIDO                                          LIXO SECO
SEGUNDA – FEIRA                               TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA                                    QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA                                        SABADO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s