5 DICAS PARA DIVIDIR O APARTAMENTO COM COLEGAS SEM ESTRESSE

5 DICAS PARA DIVIDIR O APARTAMENTO COM COLEGAS SEM ESTRESSE.pngAgora que você já encontrou o imóvel, está com o contrato de locação para estudantes em mãos e já encontrou colegas para dividir a casa ou apartamento, é preciso começar a pensar em tudo aquilo que pode ser feito para garantir a boa convivência entre todos. Confira as dicas que preparamos para evitar os problemas mais comuns que costumam gerar estresse entre colegas que dividem apartamento.

1. DEFINA AS REGRAS BÁSICAS DA CASA

Para evitar a maioria dos conflitos gerados pela convivência, a primeira coisa que se deve fazer é definir quais serão as principais regras da casa. Sente-se junto às pessoas que irão dividir o imóvel com você para discutir o que será permitido e o que não será. É importante que todos participem da conversa para que as regras possam ser aprovadas. Assim, tanto você quanto seus colegas ficam sabendo das regras e sabem que devem respeitá-las. Além disso, é fundamental que cada um leia atentamente o contrato de locação para estudantes, já que este é o documento oficial onde consta o valor do aluguel, quando o pagamento deve ser feito, o vencimento do contrato, entre outras informações importantes.

2. EVITE OS CONFLITOS GERADOS POR LOUÇAS SUJAS

Quem divide ou já dividiu apartamento com outras pessoas sabe que, apesar de parecer um problema simples de ser resolvido, a louça suja é capaz de gerar fortes discussões entre os moradores. A dica é nunca deixar a louça acumular para que isso não incomode os demais colegas. E depois, ninguém sabe quem usou o que e o trabalho pode acabar sobrando para aquele que precisa utilizar os utensílios sujos. Essa situação incômoda pode ser evitada de forma bastante simples válida para todos: lave a louça logo depois de sujá-la!

3. DIVIDA AS TAREFAS DE LIMPEZA

Se você e seus colegas puderem dividir o custo de contratação de uma faxineira, a limpeza não será um problema tão grande. Do contrário, o melhor a se fazer é dividir as tarefas. Vocês podem fazer uma escala de limpeza, alternando os cômodos que cada um vai limpar a cada semana. Assim, a faxina não se torna uma atividade pesada para ninguém. Ainda que sempre tenha aquela pessoa que não se importa com limpeza, manter a casa ou apartamento limpo é uma obrigação de todos os moradores.

4. REPARTA APENAS AS COMPRAS BÁSICAS

As compras de produtos básicos como papel higiênico, produtos de limpeza e sacos de lixo devem ser dividas igualmente entre todos. Isso porque estes são produtos usados por todo mundo e não faz muito sentido que cada um compre o seu. Já no caso dos alimentos, o ideal é que cada um compre individualmente. Ainda que pareça um pouco egoísta, é mais funcional e evita possíveis momentos de estresse. Ninguém quer chegar em casa pensando naquele iogurte e ver que ele não está na geladeira porque o colega tomou. É claro que isso não exclui a possibilidade de cozinhar e fazer refeições coletivas. Vocês podem dividir as despesas de um jantar, mas no caso dos alimentos para o dia a dia, é melhor que cada um tenha os seus.

5. CONVIDADOS SÃO BEM-VINDOS, MAS É PRECISO DEFINIR LIMITES

Quando o assunto é a locação para estudantes, um problema comum que gera estresse e conflitos é sempre ter convidados em casa. Todo mundo deve se sentir à vontade para trazer familiares e amigos para a casa ou apartamento onde mora. No entanto, é preciso ter consciência de que o local é a moradia de outras pessoas e que elas não devem ser incomodadas. Não dê motivos para discussões e procure avisar seus colegas que receberá uma visita. Se você sabe que eles estão em período de provas e entrega de trabalhos e por isso precisam de silêncio e concentração, não custa nada adiar a reunião com os amigos para outro dia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s