O Fim da Picada!!!

Condomínios.png

Os meses de temperaturas mais altas estão chegando e com eles aquele zumbido desagradável e aquelas picadas ardidas. São eles, os mosquitos!

Importantes para o ecossistema, servindo de alimentos para outros pequenos insetos e auxiliando na polinização de algumas plantas, esses pequenos incômodos, que se proliferam com rapidez, são capazes de deixar todo o mundo com medo, pois são transmissores de doenças como a malária, febre amarela, dengue, zika e chikugunya, dentre outras ao redor do globo.

No Brasil, o vilão é o mosquito Aedes aegypti, que pode ser o transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya e, em alguns estados do país, pode transmitir a febre amarela. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015 foram registrados mais de 1,5 milhão de casos de dengue e mais de 6.700 casos de chikungunya. Além disso, foram confirmados casos do zika vírus em 18 estados brasileiros. Tudo isso causado por um mosquito.

E agora!? Calma! Vamos combatê-los!

Aqui vão algumas dicas:

Não deixe acúmulo de água. A água da chuva pode se acumular em garrafas, pneus, ou qualquer outro reservatório. Após os períodos de chuva, verifique se não ficou água acumulada em algum local.

Ponha areia nos vasos das plantas. Em vez de usar água para as plantas, use areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, coloque água. A água contida é suficiente para manter as plantas vivas, mas sem ser um ponto de depósito dos ovos do mosquito da dengue. Tome este cuidado mesmo dentro de casa!

Faça furos nos pneus velhos. Os furos permitem que a água acumulada escorra, não ficando parada e, assim, evitando que o mosquito se reproduza.

Cuidado com a caixa d’água. A caixa d’água é um excelente reservatório para os ovos da dengue. Mantenha-a sempre fechada e limpe-a frequentemente com produtos especializados para a limpeza de caixas. Isso também vale para poços, cisternas e caçambas onde se acumula água.

Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos, assim como outros (flores, pedaços de garrafa, etc) impedem que a água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.

Evite cultivar plantas aquáticas. A água das plantas aquáticas é limpa e propícia para a reprodução da dengue. Durante o pico da dengue (meses de novembro à maio), plante outros tipos de planta.

Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-los expostos.

Use telas protetoras. A tela protetora evita que os mosquitos entrem na sua casa, mas não impedem que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.

Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuírem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.

Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.

Áreas comuns de condomínios. Todos são responsáveis pela manutenção das áreas de uso comuns nos condomínios e, consequentemente, pela sua limpeza. Se você verificar a existência de poças de água duradouras na garagem, pracinha, salão de festas ou outro local, colabore. Limpe o que encontrar, coloque areia onde for possível e informe ao síndico, subsíndico e para sua administradora, para que possam fazer os devidos consertos, quando necessário.

O pico de proliferação do Aedes aegypti vai de novembro à maio. Informe-se e ajude a manter sua cidade livre desses vírus. Se cada um fizer sua parte, poderemos passar um verão sem medos, apenas aproveitando.

Converse com seu síndico ou com sua Administradora de Condomínios para fazer uma varredura preventiva e eliminar possíveis locais de proliferação.

Procure-nos. Temos uma equipe de Gestão de Condomínios preparada lhe ajudar. #VemPraJaeger.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s