Decoração de interiores, um delicioso desafio.

 

Decorar um ambiente é sempre um delicioso desafio, mas não é algo simples pois exige muita atenção e cuidado com as escolhas. Defina seus objetivos para o ambiente, imagine como gostaria que fosse, escolha o estilo, arregace as mangas e mãos à obra.

Primeiro é fundamental escolher o estilo que melhor se encaixe no ambiente a ser decorado. Siga tendências, padrões e linhas, combinados com acessórios, iluminação e mobílias. Agora imagine tudo o que você escolheu junto ao mesmo tempo e em um mesmo ambiente.

Tente entender, descobrir e perceber os itens escolhidos que melhor combinam entre si, bem como a harmonia entre eles e o ambiente onde serão colocados.

E lembre-se, menos é mais! Ou seja, um ambiente com muitos itens decorativos ou móveis, passa uma sensação de sufocamento, falta de espaço, torna-se desconfortável, menos funcional e é mais propenso a estar desorganizado.

Escolha um item que será o foco das atenções no ambiente a ser decorado, pode ser a cama, um armário, a lareira, uma cristaleira, a mesa de jantar ou o estofado. Pense nas cores escolhidas e lembre-se que nem todas combinam entre si.   Uma boa dica é o contraste entre tons pastéis, que passam calma e tranquilidade, e cores vivas, que trazem boas energias e dão mais vida ao ambiente. Então, se as paredes, cortinas e pisos são claros, utilize motivos decorativos bem coloridos para dar sensação de amplitude, alegria e vida ao ambiente.

Pense em como o seu projeto vai ficar. Em quais posições estarão os móveis, quais cores serão utilizadas e aplicadas, o que pretende focar, qual iluminação utilizar… imagine tudo antes para depois não se perder no seu próprio estilo e comprar coisas desnecessárias.

É fundamental saber o tamanho dos ambientes da sua casa, para tanto, meça os cômodos que você pretende decorar, faça desenhos, rascunhos, e simulações sempre anotando tudo, pois isso vai auxiliar na hora de escolher os móveis e onde colocá-los.  

Tire as medidas das paredes considerando o pé direito, o tamanho das janelas e a posição das tomadas. Considere  também as medidas abaixo das janelas para não errar na escolha da altura dos móveis. Nas cozinhas banheiros tire também as medidas do sifão e das saídas e entradas de água e gás, isso pode evitar muita dor de cabeça depois.

Deixe sua casa mostrar mais de você! Use objetos que tenham a ver com o seu estilo para decorar os ambientes.

Peças compradas em antiquários ou viagens são uma ótima opção e até mesmo aquela cristaleira, criado mudo, baú ou balcão que era de sua avó podem ser repaginados com o uso de cores vibrantes para dar um novo destaque ao ambiente e a própria peça.

Pense também na natureza, pois consciência ambiental faz parte do cenário moderno. Nesse sentido, aproveite a iluminação e a ventilação naturais e aposte em soluções sustentáveis. Por exemplo: utilize objetos ou móveis fabricados com materiais reciclados, madeira de demolição, plástico ou vidros.

Mas se a sua intenção for começar do zero, separe tudo o que achar que deve ser descartado, livre-se dos itens decorativos e da mobília que não pretende mais usar pois um ambiente mais vazio facilita a visualização do espaço  disponível em casa e, por conseqüência, torna-se mais fácil  imaginar como ficará o novo ambiente.

Caso esteja achando difícil, existem aplicativos de celular voltados para decoração de ambientes e que podem ser muito úteis na hora de simular como ficará o ambiente após aplicadas todas as suas escolhas. Veja abaixo algumas dicas:

Em vez de papel e lápis, o Photo Measures dá a opção de tirar uma foto e anotar todas as medidas dos ambientes na tela do celular, evitando que você se confunda ou perca as anotações e é compatível com iPhone, iPod touch e iPad.

Já o Coral Visualizer auxilia na hora de escolher as cores para suas paredes, inclusive combinando com os móveis que você tem.

O ColorSmart é um aplicativo no qual você coloca fotos do ambiente que quer pintar e então, virtualmente, pode testar uma infinidade de cores, até encontrar a que melhor combine como o seu espaço; pode ser baixado gratuitamente para iOS.

E, para trazer boas energias, o aplicativo Feng Shui Bagua Map explica como usar o Feng Shui e a melhorar a harmonia e energia dos espaços interiores.

Quer saber mais? Visite sempre nosso blog, pois a cada semana temos novidades que lhe ajudarão a transformar a sua casa na casa que você sempre sonhou.

#VemPraJaeger

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s