Como financiar a compra de imóveis?

Coisas que você precisa saber par financiar seu imóvel!.jpgEntre os principais sonhos dos brasileiros está a compra de imóveis. Esse processo vem se tornando um pouco mais simples e, quem tem o nome em situação regular, consegue sair do aluguel com mais facilidade e comprar a casa própria.

Com estabilidade financeira, é possível obter prazos de financiamento maiores, diminuindo o valor das prestações. Normalmente, os financiamentos são feitos por instituições bancárias, que pagam a quantia que quem compra quer financiar ao vendedor do imóvel e parcela a dívida, como se fosse um empréstimo.

Quais os requisitos para financiar um imóvel?

Comprovante de renda

Para financiar a compra de um imóvel, o interessado deve comprovar renda mensal ao menos três vezes maior que o valor da parcela do financiado. Portanto, só é possível realizar esse processo em imóveis que atinjam até 30% do seu salário. A comprovação de renda pode ser feita mediante apresentação de contracheque do emprego ou declaração de Imposto de Renda.

Situação regular

Uma das barreiras ao tentar o financiamento imobiliário é o fato de o requisitante ser inadimplente. Se o interessado tiver o nome incluído no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou Serasa, as chances de receber uma recusa são grandes, uma vez que ele tem uma dívida pendente e mostra que não arcou com os compromissos financeiros.

Valor de entrada

Quem deseja financiar um imóvel, deve ter um valor para dar de entrada, geralmente 20% do total do imóvel. A residência só pode ser 100% financiada se comprada nova. Por isso, é bom ter a ciência de que é necessário uma reserva em dinheiro para começar o processo.

Avaliação imobiliária

Por meio de um engenheiro, arquiteto ou empresa contratada, o banco realiza a vistoria do imóvel a ser financiado para confirmar o valor declarado. Logo após, é elaborado um contrato e solicitado ao comprador e ao vendedor que assinem o documento. Toda a papelada deve ser registrada em cartório, além de ser levada de volta à agência bancária.

Documentos necessários para o financiamento

O primeiro passo para financiar um lar é entregar cópias originais do RG e CPF à instituição bancária. Se os interessados forem um casal, é preciso entregar os documentos de ambos – comprovante de estado civil e de renda, como holerites ou declaração de Imposto de Renda.

No caso de pessoas autônomas, existe a possibilidade de comprovar renda por meio da declaração do Imposto de Renda, contratos de prestação de serviços, sindicato de categoria, recibo de pagamento por trabalhos prestados ou o Decore (Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos).

Aqueles que não tiverem conta em banco, devem preencher uma ficha cadastral sob orientação do gerente bancário, que irá informar os documentos necessários para financiar um imóvel. Uma análise de cadastro é feita para verificar o nome do solicitante no SPC ou Serasa. Não havendo problemas nesses quesitos, o imóvel é vistoriado e o crédito é aprovado com um período de validade que varia de acordo com o banco ou instituição.

Financiamento antecipado

Apesar de poucos saberem, é possível dar entrada no pedido de financiamento antecipadamente. Caso a solicitação seja aprovada pelo banco, a instituição fornecerá uma carta de crédito como garantia de que o comprador terá o dinheiro que precisa para fechar o negócio e comprar a casa dos sonhos.

É importante lembrar que a documentação do empreendimento deve estar em ordem e o atual proprietário não deve ter pendências financeiras. A carta de crédito tem validade de, no mínimo, três meses.

Agora que já sabe como financiar um imóvel, basta se planejar e ir em busca de concluir o seu sonho de encontrar o lar ideal para você e sua família. Compare as condições oferecidas pelas empresas e conclua a transação na que mais se adequar ao seu perfil. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós, ou vá até a imobiliária Jaeger, temos excelentes profissionais para lhe orientar.

#VemPraJaeger

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s