QUER DEIXAR O AMBIENTE DO SEU LAR MAIS AGRADÁVEL NO VERÃO? CONFIRA ALGUMAS DICAS…

deixe-seu-lar-mais-agradavel-no-verao

 

Para muitas pessoas, verão é sinônimo de sol, piscina…e casa abafada. Além de utilizar ventilador e ar-condicionado, algumas medidas podem amenizar a sensação de calor do seu lar. Confira:

Tapetes e tecidos

Substitua tapetes peludos e escuros por outros de fios curtos e de tons pastel, se for realmente necessário ter peças assim. O mesmo vale para capas de sofás, se o móvel for de um tecido pesado, como camurça e veludo, prefira cobri-lo com um manto fino de linho ou algodão.

Objetos

O excesso de objetos em um mesmo móvel também pode deixar o ambiente mais abafado. Em virtude disso, avalie tudo o que pode ser retirado da decoração, como bibelôs, artigos de madeira e abajures.

Lâmpadas

As lâmpadas de LED não aquecem o ambiente como as incandescentes (cuja venda já foi proibida) e ainda são mais econômicas. Portanto, se ainda tiver alguma fonte de luz com o modelo anterior, troque o mais rápido possível.

Ventiladores

Se você viver em um apartamento, use uma combinação de ventiladores para criar uma boa circulação de ar. Expulse o ar quente ao posicionar um poderoso ventilador perto de uma janela – só não permita que ele tome chuva para não estragá-lo. Além disso, use outros ventiladores próximos de janelas para atrair o ar fresco. Use essa combinação apenas quando as temperaturas externas forem menores que as do interior de seu apartamento. O ar tende a estar mais fresco durante a noite ou em dias nublados.

Evite vapor

Durante o dia, não tome banhos quentes. Certas atividades domésticas – como lavar roupas e pratos ou cozinhar – devem ser deixadas para a noite. Lacre bem os potes com alimentos. Certifique-se de que a porta de fogões, máquinas de lavar e centrífugas estejam livres de defeitos.

Janelas

Feche as persianas. Fechar persianas e cortinas durante o dia irá ajudar a bloquear o calor. Assim que o sol atingir sua casa pela manhã, feche todas as janelas e mantenha todas as portas e janelas exteriores fechadas. Faça isso até o cair da noite, quando o ambiente estiver fresco o bastante para que as janelas sejam abertas novamente.

Pátio

Planeje pátios inteligentemente. Não construa pátios de concreto, pedra ou tijolos e com poucas sombras. Tais materiais refletem o calor do sol contra janelas ou paredes, especialmente nos lados sul ou oeste. Rocha, pedra e concreto também retêm calor por mais tempo do que áreas plantadas quando o sol se põe. Caso viva em um lugar com tal tipo de terreno, plante uma árvore de forma a criar uma sombra que proteja os lados sul e oeste da construção durante os momentos quentes do dia.

Varanda e toldo

Consiga sombras com varandas e toldos. Construa uma varanda de verão no lado sul da casa, onde geralmente há sombras. Os lados norte e leste da casa são, geralmente, os mais quentes e que mais precisam de sombras, então planeje bem a localização de portas exteriores e janelas para evitar o calor. Caso tenha a oportunidade de escolher, prefira um telhado de cor clara. Tais telhados refletem a luz do sol em vez de absorvê-la.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s