COMPRAR IMÓVEL NA PLANTA É UM BOM NEGÓCIO, MAS EXIGE CUIDADOS.

IMAGEM.jpg

 

As ofertas de imóveis na planta quase sempre começam com lançamentos cheios de atrativos, incluem vantagens reais para quem não tem pressa em receber o imóvel e procura por condições de pagamento facilitadas. Contudo, comprar um imóvel na planta exige um pouco mais de atenção para alguns riscos existentes.

Confira algumas dicas para você fazer a compra com mais tranquilidade e evitar as surpresas desagradáveis:

1 – Saiba a sua real condição de compra

Se a sua ideia é comprar financiado, faça uma análise do valor das prestações no seu orçamento. Uma dica legal é você comprometer no máximo 30% da sua renda nas parcelas, é desta maneira que os agentes financeiros calculam seu crédito, mas você deve levar em conta se existe financiamento do sinal ou até mesmo outro comprometimento particular da sua renda nesse percentual. Um outro ponto importante para os financiamentos diretos ou bancários a serem quitados após a entrega das chaves é pensar no saldo devedor futuro, que terá correção, habitualmente pelo INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), ou seja, seu poder de pagamento não deve ser calculado sobre o valor no dia da compra, e sim na data em que será realizado no futuro.

2 – Pesquise a construtora

Faça uma análise do histórico da empresa, informações em sites de reclamações, Procon e no Tribunal de Justiça para saber se a empresa tem pendências. Procure saber de outros empreendimentos que a construtora entregou e, se possível, converse com outros compradores para saber se os prazos, condições e qualidade prometidos foram cumpridos. Uma dica é optar por construtoras locais, que tem tradição e referência no mercado. Ter acesso fácil à construtora e conhecer os responsáveis pode ser muito mais prático diante de possíveis imprevistos.

3 – Documentação

É importantíssimo verificar se a incorporação foi feita, ou seja, se o empreendimento foi registrado no Cartório competente. Comercializar imóveis na planta sem o devido registro é crime. Por isso a importância de sua compra ter o acompanhamento de um corretor de imóveis, ele é responsável por lhe auxiliar e filtrar para negociações transparentes, honestas e sadias. A incorporação é acompanhada de um documento muito importante, o Memorial Descritivo, onde constam dados fundamentais, como especificações de materiais usados na obra, informações técnicas, metragem das unidades e prazo de entrega.

4 – Entrega

Esse é o maior medo dos clientes quando falamos em empreendimentos na planta.

Infelizmente temos um histórico de empresas que não cumpriram seus prazos e atrasaram a entrega das unidades, causando embaraços, stress e situações desagradáveis com os donos dos imóveis. Quando uma empresa determina um prazo no contrato, ela tem, habitualmente, um prazo de até 180 dias de carência que a permite estender o prazo final da entrega. Esse prazo vem sendo cada vez mais confirmado, aceito e pacificado na justiça.

Para comprar um imóvel na planta, quando bem assessorado, pode ser uma ótima oportunidade de negócio. Normalmente essa modalidade oferece vantagens como valores mais baixos, flexíveis condições de pagamentos, possibilidades de personalização de plantas e acabamentos, além de uma maior valorização futura.

Você ainda ficou com dúvidas sobre a compra de um imóvel na planta? Deixe aqui seu comentário e teremos prazer em ajudar!

#VemPraJaeger

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s