DICAS PARA AMPLIAR ESPAÇOS PEQUENOS.

Para decorar espaços pequenos, cada vez mais comuns nos dias atuais, podem ser utilizados alguns truques que geram sensação de amplitude.

imagem blog

– APROVEITE BEM AS JANELAS
Janelas e aberturas podem ser uma importante ferramenta para ampliar espaços, pois elas chamam a atenção para o lado externo, tornando-o parte do ambiente. Valorize este efeito deixando as molduras e caixilhos da mesma cor que a parede, eliminando assim contrastes que separem a vista da janela do restante do ambiente. Quanto menor forem os caixilhos, melhor. Para privacidade, instale cortinas ou persianas leves que possam ser totalmente abertas, e instale-as próximas ao teto, para que a janela pareça maior.

– UTILIZE MOBILIÁRIO MULTIFUNCIONAL
Móveis que se transformam são uma alternativa extremamente eficiente para racionalizar o uso dos espaços, já que utilizam uma mesma área para abrigar diferentes funções, dependendo do momento. Da mesma maneira, móveis soltos que podem ser utilizados com diferentes funções ou retirados do caminho quando necessário são também uma boa pedida.

– TOME CUIDADO COM PEÇAS MUITO GRANDES
É importante, ao planejar a ambientação, tomar cuidado com as proporções, pois elementos opostos ao perfil do local onde são inseridos geram contrastes que realçam essas características. Por exemplo, peças e móveis de dimensões reduzidas em espaços amplos parecem menores do que realmente são, e fazem o entorno parecer ainda maior. Portanto em locais pequenos é aconselhável que o mobiliário em geral seja também de pequeno porte, com no máximo um detalhe ou outro em destaque. Isso é conveniente também por uma questão óbvia de economizar espaço onde ele já não é tão abundante.

– DÊ PREFERÊNCIA PARA CORES NEUTRAS OU POUCAS CORES
Em espaços pequenos, qualquer excesso de informação pode ser prejudicial. E as cores são, cada uma delas, uma informação diferente. Sendo assim, o ideal é criar uma base neutra, de tom claro para não sobrecarregar, ou então dar preferência para apenas uma cor, de maneira a deixá-la bem marcada no ambiente. Pelo mesmo motivo, é interessante utilizar revestimentos lisos ao invés de estampas, pois estas representam também maior quantidade de informação visual.

– DESENCOSTE OS MÓVEIS DAS PAREDES
Por mais que pareça contraditório e fora da tendência automática, o mobiliário desencostado das paredes cria uma leveza que tem como efeito principal a ilusão de amplitude. Portanto, sempre que possível, fuja daquela primeira ideia que vem à mente, de encostar cada móvel em uma parede, e aproveite melhor o espaço central dos ambientes. Áreas vazias são importantes para dar ideia de liberdade.

– FAÇA O AMBIENTE PARECER MAIS ALTO
Utilize recursos e elementos que voltem a atenção para o alto, tais como painéis, molduras de teto, elementos verticais como espelhos ou quadros. Isso faz com que as diferentes dimensões   sejam valorizadas, e com isso os limites horizontais ficam menos evidentes.

– USE ESPELHOS, MAS CAUTELOSAMENTE
Espelhos são um recurso conhecido para ampliar espaços, e são eficazes porque dão a sensação de eliminarem a superfície onde são inseridos. Por isso, para que o resultado esperado seja realmente alcançado, eles devem ser posicionados em locais estratégicos, e de preferência encostados em móveis ou outras paredes, dando ideia de continuidade. É importante também que eles sejam utilizados com moderação, pois o excesso de espelhos pode gerar um impacto visual de labirinto, especialmente quando dispostos de frente uns para os outros.

– LIBERE O TETO E O PISO
Da mesma maneira que paredes livres geram leveza e consequente sensação de espaço, o mesmo vale para o teto e para o piso. Portanto uma boa dica é não encostar o topo dos armários no teto, e utilizar, quando possível, móveis suspensos.

Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/como-ampliar-espacos-pequenos/

Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco e deixe o seu comentário.

Anúncios

2 comentários sobre “DICAS PARA AMPLIAR ESPAÇOS PEQUENOS.

  1. Eu , estou apaixonada nestas decorações. ♡ uma mais linda que a outra.♡ estou indo para uma casa com dois .dormitórios .mas na verdade eu precisava de um apartamento com 3 dormitório. Estou pensando em dividir o ambiente sala é um quarto de solteiro. Como faço ? Qual seria a ideia .vcs podem me ajudar?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Senhora Marlucy, que bom que a senhora tenha gostado de nossas dicas para decoração, ficamos felizes em poder contribuir com ideias para o seu sonho.
      Com relação a seu questionamento, é claro que podemos lhe auxiliar e não vejo problemas em a Senhora fazer esta divisão, existem diferentes tipos de materiais para utilizar, mas neste caso vou lhe sugerir duas opções, as que vejo como mais práticas e rápidas.
      Antes de falarmos sobre as formas de divisão, é importante que a senhora observe as situações de ventilação e iluminação, se este espaço permite uma janela para cada ambiente, a ventilação é importante para o espaço já que será um dormitório funcional. Com relação a iluminação, podes optar pela artificial mais intensa, caso não haja a natural.
      Uma primeira opção para a divisão e na minha opinião mais prática e sem sujeira, seria a divisão dos espaços por mobiliário ou painéis de MDF, os móveis poderão ser acomodados tanto para a sala quanto para o quarto, e podem fazer fundos um com o outro, o que permite inclusive uma redução no material a ser utilizado no projeto. A porta pode ser de correr e se adequar a estrutura e funcionalidade do mobiliário.
      A segunda opção seria a divisão por drywall, que terá uma estruturação maior e um envolvimento de materiais maiores, com revestimento em ambos dos lados e terá função de parede e permitirá a acomodação de mobiliário independentemente dos espaços. Permite a utilização de portas tradicionalmente usadas internamente. Nesta opção temos a possibilidade de utilização das paredes para fixação de mobiliário ou objetos de decoração, sempre levando em consideração e analisando o peso.
      Senhora Marlucy, espero que possa ter contribuído com informações para a organização de seu espaço, estamos a sua disposição caso ficaram dúvidas com relação as opções que destacamos acima.
      Djeisan Colombo_Consultora na Imobiliária Jaeger

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s